Vidro, plástico, isopor: O que pode colocar no microondas?

Você vai esquentar a marmita de isopor no microondas, e então vem a dúvida: Será que pode colocar no microondas esse tipo de material? Essa é uma pergunta comum que as pessoas fazem. Vidro, isopor, cerâmica, papel, alumínio… afinal, o que pode e o que não pode colocar no microondas?

Vamos entender como o microondas funciona para depois entender a resposta para esta questão. E ainda aprender uma forma de testar qualquer tipo de recipiente que você tiver na sua cozinha para descobrir se pode colocar no microondas ou não. Leia o post!

Antes: Como o microondas funciona

Antes da gente saber o que pode colocar no microondas, é importante entender como o este eletrodoméstico funciona. Isso ajuda a entender porque um material apresenta mais risco que outro.

As micro-ondas são ondas similares as ondas de rádio, televisão e luz solar comum. Os fornos de micro-ondas possuem um dispositivo projetado para converter a energia elétrica em ondas de aproximadamente 2,5Ghz (a frequencia total varia conforme o aparelho).

A essa frequência, as radiação afetam as moléculas de água, óleos e açúcares, entre outros, aumentando sua energia interna e provocando o aumento de temperatura. Ou seja, o microondas faz com que o próprio alimento se cozinhe, diferente de outras formas de cocção, como a indução.

As micro-ondas são direcionadas para o alimento através de aberturas laterais na parte interna do forno.

O que pode usar no microondas e o que não pode

Agora que sabemos como o micro-ondas funciona, fica mais fácil identificar o que pode e o que não pode colocar no micro ondas. A regra, na verdade, é simples: Materiais que absorvem as ondas (em vez de deixar o alimento absorve-las) não devem ser usados, pois podem derreter, trincar, pegar fogo ou mesmo explodir. Por exemplo, metais e plásticos (eles podem derreter ou liberar substâncias tóxicas no alimento, porém existem algumas exceções).

Por outro lado materiais que não se alteram sob a presença das ondas magnéticas são os que pode usar no microondas. Por exemplo, podemos usar no microondas os vidros refratários, porcelana, louça, cerâmica e papéis absorventes.

De maneira geral, objetos que contenham chumbo ou ferro refletem as micro ondas, não sendo apropriados para o uso no aparelho. O Guia Eletro preparou uma super lista dos materiais mais comuns para você saber o que pode e o que não pode colocar no micro-ondas. Confira:

Materiais que pode colocar no microondas

Prato para dourar

Siga as instruções do fabricante. O fundo do prato deve estar pelo menos a 5 mm acima do prato giratório. O uso incorreto poderá ocasionar a quebra do prato.

Travessas 

Use somente as travessas seguras para forno de micro-ondas (siga as instruções do fabricante) e sem rachaduras ou lascas.

Prato de Cerâmica

Seguir as instruções do fabricante. O fundo do prato de cerâmica deve ficar, pelo menos, 5 mm do prato giratório. O uso incorreto pode resultar na quebra do prato.

Porcelana

Use estes se forem rotulados “Microwave Safe” ou “Seguro para Microondas”. Se eles não são rotulados, teste-os para se certificar de que eles podem ser usados com segurança.

Vidro (jarras, garrafas e frascos)

Siga a orientação do fabricante, pois há utensílios resistentes ao calor do micro ondas. Se você não sabe se o vidro resiste ao uso no microondas, é bom tomar cuidado. Sempre remova a tampa, e utilize somente para aquecer líquidos/alimentos por um curto período de tempo. A maioria dos frascos não é resistente ao calor e poderá quebrar, pois o vidro comum é fino demais para ser usado no microondas. Ele pode quebrar e causar danos e ferimentos. Não usar nada trincado ou lascado. Nunca use vidros delicados como copos de água ou de vinho, dado que podem se quebrar quando os líquidos aquecerem.

Cristais

Use somente cristal resistente ao calor. Certifique-se de que não tenham bordas metálicas. Não use se estiverem rachados ou lascados.

Pratos e copos de papel

Papel pode colocar no microondas, mas use somente para aquecer ou cozinhar por pouco tempo e não deixe o forno sem supervisão. Não use papel reciclado, que podem conter metais e poderiam inflamar.

Toalhas e guardanapos de papel

Use-as rapidamente para cobrir os alimentos, para reaquecer e para absorver a gordura. Não deixe o forno sem supervisão e use somente para cozinhar por pouco tempo. Não use papel reciclado, que podem conter metais e poderiam inflamar.

Plástico

Use somente plástico que seja seguro para forno de micro-ondas. Eles devem trazer uma indicação de que são próprios para uso no micro-ondas (Microwave Safe). Deve-se perfurar e ventilar os sacos como indicado na embalagem. Tenha certeza de que o plástico utilizado é realmente próprio para microondas.

Potes plásticos

Siga as instruções do fabricante, pois nem todos os potes plásticos são adequados para forno micro-ondas. Nunca utilize o pote plástico com a tampa fechada. Recipientes como potes de margarina ou de sorvete podem derreter no microondas.

Película plástica

Use somente a que seja segura para forno de micro-ondas. Use para cobrir os alimentos e para reter a umidade. Não permita que a película plástica entre em contato com os alimentos.

Termômetros

Use somente os que sejam seguros para forno de micro-ondas (para carnes e açúcar).

Sacos para Cozimento

São apropriados para usar no micro-ondas desde que sejam sacos feitos especificamente para cozinhar, contudo, não esqueça de fazer um pequeno corte no saco para deixar escapar o vapor. Nunca tente usar sacos de plástico normais como os sacos específicos para micro-ondas, pois podem derreter e se romper.

Papel encerado

Papel encerado (também conhecido como papel parafinado) pode colocar no microondas, mas use como uma manta para evitar respingos e para reter a umidade.

Papel pergaminho

Usado para cobrir e evitar que o alimento espirre ou para embrulhar o alimento para cozimento no vapor.

Materiais que NÃO devem ser usados no microondas

Utensílios que contenham alumínio ou metal

Causam faíscas no interior do forno micro-ondas, ou até mesmo podem provocar um incêndio. Isso porque objetos metálicos não permitem que a energia microondas atravesse o material e esquente o alimento.

Papel alumínio

As fabricantes dizem que existe uma forma de usar o papel alumínio no micro ondas, mas é melhor NÃO usar. Pedaços de papel alumínio podem arquear ou soltar faíscas e danificar o micro-ondas. Nossa recomendação é não esquentar marmita de alumínio no microondas, ou qualquer forma de papel alumínio.

Tecido, jornal e papel comum

Não coloque materiais como tecido, jornal e papel comum dentro do forno. Eles podem se incendiar, danificando o aparelho.

Fios de metal para fechar embalagens

Podem curvar-se, soltar faíscas e provocar um incêndio dentro do forno.

Recipientes de metal ou alumínio

Poderão criar faíscas. Transfira os alimentos a um prato seguro para forno de micro-ondas.Remover todos os metais antes de cozinhar.

Recipientes de papel com alças metálicas

Poderão criar faíscas. Transfira os alimentos a um prato seguro para forno de micro-ondas.

Utensílios de metal ou com molduras metálicas

O metal impede que a energia de micro-ondas chegue até os alimentos e molduras metálicas poderão criar faíscas.

Fios metálicos

Poderão criar faíscas e incendiar-se no interior do forno.

Sacos de papel

Estes são um perigo de incêndio, com exceção de sacos de pipoca que são projetados para uso de microondas.

Espuma de plástico, placas de isopor e copos

Ela poderá derreter ou contaminar o conteúdo se exposta à altas temperaturas.

Madeira

A madeira torna-se seca no uso no forno de micro-ondas e é possível que rache ou parta.

Como testar se um utensílio pode colocar no microondas

A maior parte dos utensílios de cozinha, resistentes ao calor e não metálicos, pode ser utilizada no seu micro-ondas. Porém, alguns recipientes podem conter materiais que os tornam inadequados para o uso no eletrodoméstico.

Caso você tenha dúvidas com relação à algum utensílio presente na sua cozinha, há uma maneira fácil de testar se um material pode colocar no microondas. Veja:

• Coloque dentro do micro-ondas o utensílio que você deseja testar (vazio), ao lado de um recipiente de vidro cheio de água. Aqueça no micro-ondas, potência alta, durante 1 minuto – não ultrapasse este tempo.

• Se a água aquecer e o utensílio continuar frio, então é próprio para microondas.

• Se a água não aqueceu, mas o utensílio ficar morno, então não é aconselhável para o uso pois absorve as micro-ondas.

Pronto, agora você nunca mais vai ter dúvidas sobre qual utensílio pode colocar no microondas!

Meu micro ondas é grill

Alguns modelos de micro ondas mais modernos oferecem também a opção de grill, ou combinado (quando cozinha usando o grill e as micro ondas). Isso significa que você deve redobrar sua atenção na hora de escolher qual utensílio usar, já que o aquecimento grill é diferente do aquecimento por micro ondas.

Na pratica, para aquecer alimentos usando a função ‘micro-ondas’ e ‘combinado’, você pode continuar usando as orientações acima. Mas elas não funcionam para opção grill. Uma vasilha de plástico resistente às micro ondas não vai resistir ao calor gerado pelo grill. Da mesma forma, um utensílio de aço vai suportar o aquecimento do grill, mas não deve ser usado em hipótese alguma no micro ondas e no modo combinado.

Falando em utensílios… algumas dicas

Confira algumas dicas importantes para usar utensílios com segurança no seu microondas.

• Líquidos ou outros alimentos não devem ser aquecidos em recipientes selados por serem suscetíveis à explosão.

• Dispor os alimentos de forma que sua área mais densa fique nas extremidades da bandeja (utensílio).

• Acompanhe o tempo de cozimento. Primeiramente, cozinhe por um curto período de tempo, e se necessário, adicione mais alguns minutos. Alimentos demasiadamente cozidos podem queimar. • Cubra os alimentos, exceto quando acionado o “Modo combinado” e a função “Grill”, utilizando papel toalha, filme/saco plástico, ou tampas apropriadas para forno micro-ondas.

• Para que os alimentos (frangos, hambúrgueres, e outros) cozinhem mais rapidamente, vire-os mais de uma vez durante o processo. Grandes pedaços de carne, como assados, devem ser virados pelo menos uma vez.

• O suporte metálico pode ser usado somente na função “Grill”, e deve ser colocado em cima do prato de vidro giratório (nunca utilize de outra forma).

Vimos que pode colocar no microondas cerâmica, porcelana, vidro e outros materiais. Mas também descobrimos que tecido, papel, plásticos e metais não podem ser usados no microondas. Tenha atenção com estes materiais para não prejudicar sua alimentação nem causar um acidente no seu forno. 

 

Fonte: https://guiaeletro.com.br/vidro-plastico-isopor-o-que-pode-colocar-no-microondas/